Sexta-feira, 22 de Julho – No Ensino Superior, queremos o que é justo; Fies abre inscrições em 9 de agosto, 30 dias para Governo de SP achar vagas nas escolas, e mais: 3 Filósofos que revolucionaram a educação no mundo
POLÍTICA EDUCACIONAL Guarulhos: casos de covid-19 nas escolas particulares triplicam em junho - Segundo enquete, em junho, 5,37% dos colaboradores (o equivalente a 38 profissionais) testaram positivo para a doença. Em maio o percentual era de 2,11% (22 funcionários). Entre os alunos o crescimento de casos foi ainda maior: 132 estudantes (2,29% do total de respondentes) contra 44 em maio (0,68%).Guarulhos Hoje, 20/07 https://bit.ly/3cyocsq
ELEIÇÕES 2022 Lula cita Paulo Freire para justificar aliança com Alckmin - “Eu li em um livro do Paulo Freire que a gente tem que juntar os divergentes para derrotar os antagônicos”, disse Lula em sua conta no Twitter nesta quarta-feira (21). “E é isso que vocês precisam saber. Nós vamos consertar esse país”, afirmou o ex-presidente. Um dos fundadores do PSDB, Alckmin deixou o partido em dezembro de 2021 para compor a chapa de Lula e se filiou ao PSB. Estadão, 21/07 https://bit.ly/3PNXURi
SAÚDE Como diferenciar covid da gripe comum, apesar dos sintomas cada vez mais parecidos - Dor de garganta, dor de cabeça, coriza, nariz entupido e tosse são alguns dos principais sintomas que podem indicar um quadro de covid-19. Então, como saber se o que você está sofrendo é gripe ou covid? Não é possível. A única maneira de descobrir é fazendo um teste. UOL, 21/07 https://bit.ly/3Prqw2TJ
E TEM MAIS:
Argentinos dizem que a medida visa combater o mau desempenho escolar Estes três filósofos que não apenas mudaram a educação, mas a revolucionaram. Através de seus métodos, eles procuraram transformar e combater ideias opressivas e antiquadas. 1- Jean-Jacques Rousseau - O homem do “Contrato social”, um dos livros mais estudados em filosofia e sociologia. Em sua obra mais famosa, Rousseau afirma que o homem corrompe quando é incorporado à sociedade moderna. Ele disse que a civilização destruiu o ser “puro” que estava presente no estado da natureza. Ele prosseguiu dizendo que o homem nasce livre de “manchas” que se transformam quando ele habita o social. Talvez fosse por isso que Jean-Jacques tinha tantos ideais de educação. Ele sabia que através dela ele poderia mudar o panorama da sociedade. Rousseau diz em suas obras que uma criança não deve ser tratada como um adulto e que cada etapa da vida tem suas próprias peculiaridades, suas características únicas e que, sabendo disso, devemos trabalhar para aprendê-las. 2- John Dewey - Um representante, ou o maior de todos, da educação pragmática. De acordo com Dewey, as idéias só são úteis se puderem ser colocadas em prática. Um ensino não vale nada se não estiver ligado à sua vida cotidiana. John queria que a educação trabalhasse o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes. 3- Anísio Teixeira (na foto acima) - No Brasil, Anísio trabalhou na educação no início e meados do século XX. Ele valorizava o intelecto e se opunha ao ensino da memorização. Ele tinha como objetivo a capacidade de julgar. Ele defendia a educação livre, pública, secular e compulsória no país. O ensino da filosofia no contexto da educação e da aprendizagem é, em síntese, um instrumento libertador que tem sucessivos efeitos transformadores, de uma sociedade que busca meios para se consolidar na ascensão, para ser sujeitos que têm um giro e uma voz. Neste sentido, o ensino do componente da filosofia na escola, é uma oportunidade de colocar como alunos provocadores aqueles que foram instruídos a se tornarem pessoas que têm uma identidade crítica, libertadora e transformadora em geral. Assim como o Grande Mestre Paulo Freire enfatizou que a educação liberta da opressão e da ilusão da mente, a filosofia nasceu na Grécia antiga séculos antes de Cristo e foi chamada por diferentes filósofos como; Mileto, Platão, Sócrates, aos mais modernos como; Descartes, Comte, Maquiavel e muitos outros. Todos eles justificaram suas teorias libertadoras, pensamentos e contextos e se referiram a novos pensamentos que refletiam a busca incessante de poder e auto-identidade sem dominação estrangeira. |
25/07/2022