Carregando

Aguarde
05/11/2021

 

Foi deliberado no 10º Congresso da Fepesp: juntar forças, formar consórcios, agregar nossos sindicatos - para um ajudar o outro, para ter mais força na negociação. Leia aqui: https://bit.ly/3moTWBo

 

 

Hoje, 05/11 – Um passaporte sanitário para entrar na escola, o mérito científico de Bolsonaro, o fim do Bolsa Família, e mais: hoje é o Dia Nacional da Língua Portuguesa

 

 

 

Estados avaliam passaporte sanitário de covid-19 para adolescentes em escolas
Estadão; 04/11
https://bit.ly/3GX1tky

O desafio de vacinar adolescentes contra a covid-19 tem levado Estados a orientar a imunização dentro de escolas e, em alguns casos, cogita-se até passaporte sanitário para  os mais jovens em colégios.

O alcance da vacina na faixa etária de 12 a 17 anos não é uniforme pelo País e governos locais relatam ritmo menor de imunização desse público, após fake news e mudanças de diretrizes por parte do governo federal. Considerando todo o País, o Ministério da Saúde estima que a cobertura com a primeira dose nos adolescentes está em 68,6%.

 

 

Minuto Fepesp: negociação é a força da Federação
Fepesp; 05/11
https://youtu.be/0HNV5DNodxI

*A federação é entidade agregadora*, que representa os sindicatos nas negociações coletivas – ação considerada de fundamental importância pelos delegados dos sindicatos integrantes no *10º Congresso* da Fepesp. E isso começa com a filiação de professoras, professores e auxiliares de administração escolar às suas entidades de base!

 

BRASIL SEM RUMO

 

Inimigo da ciência, Bolsonaro concede a si a medalha do Mérito Científico
Rede Brasil Atual; 02/11
https://bit.ly/3wwqK09

O presidente Jair Bolsonaro concedeu a si mesmo mais uma medalha. Desta vez, a Grã-Cruz, o que o oficializa como grão-mestre, da Ordem Nacional do Mérito Científico. Trata-se de uma distinção concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como reconhecimento de contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Foi instituída em 16 de março de 1993.

O que mais chama a atenção no caso de Bolsonaro é que o presidente não é uma personalidade brasileira que reconhecidamente contribui para o desenvolvimento científico do Brasil. Pelo contrário, mesmo antes de ser eleito, sempre manteve um discurso negacionista e de antagonismo à ciência.

 

Um dia de morte para as mentiras do candidato Bolsonaro
Vinicius Torres Freire, da Folha; 05/11
https://bit.ly/2ZUWqQg

‘Teto caído soterra Guedes, Moro foi acusado de negocista e Bolsolão revive velha política.

A direita pode dizer que preferia um Carlos Lacerda ou, vá lá, um Geraldo Alckmin. Na prática e na hipótese mais benevolente, não faz mais do que aderir a picaretagens como a vassoura janista, o caçador de marajás ou o capitão da reação, quando não os financia ou propagandeia com gosto.

As consequências de Bolsonaro são piores. Além de normalizar o autoritarismo, o reacionarismo, a cafajestagem e a tolerância a crimes de responsabilidade, soltou a cordinha do partido militar, agora também fisiológico, e o fantasma da religião como assunto de Estado, que mal e muito mal estavam presos na casinha.

A fraude imensa ficou muito evidente no espetáculo de desnudamento de mentiras desta semana, mas não se trata de um show pontual em uma noite escura da alma deste país. No Brasil, é uma história muito velha que o liberalismo realmente existente, o liberex, encarne na prática em monstruosidades. Aconteceu de novo’.?

 

Artigo: ‘Bolsonaro acabar com o Bolsa Família é um ato criminoso do governo’
Folha de S. Paulo; 05/11
https://bit.ly/2ZU8oKE

Por Djamila Ribeiro, Mestre em filosofia política pela Unifesp: “Estamos a poucos dias da extinção de um dos programas de transferência de renda mais bem-sucedidos do mundo. No dia 7 de novembro, o programa Bolsa Família termina por ordem de um Executivo e Legislativo irresponsáveis, para dizer o mínimo. Trata-se da medida provisória 1.061.

Não fosse o pesadelo que estamos vivendo há pelo menos cinco anos, seria difícil acreditar na extinção de um programa dessa dimensão de forma apressada e injustificada.

O programa Bolsa Família passou por fiscalizações de diversos órgãos, estudos acadêmicos de diversas áreas nacionais e internacionais. Sempre foi uma política pública em disputa.

Em um momento de aprofundamento das desigualdades, em que milhões de pessoas passam fome, brigam por ossos e restos de comida, a extinção do Bolsa Família é algo criminoso”.

 

POLÍTICA EDUCACIONAL

Opinião: ‘O que queremos com a educação digital?’
Folha de S. Paulo; 04/11
https://bit.ly/2ZZ154d

Por Daniela Machado, associada à Folha:  “Além de garantir o acesso de crianças e jovens à internet e suas linguagens, é urgente garantir também uma educação que os capacite para entender como as novas tecnologias vêm alterando a forma como nos comunicamos, interpretamos o mundo e dele participamos.

Sem isso, corremos o risco de criar uma nova leva de excluídos digitais que, mesmo com dispositivos ou internet disponíveis, serão incapazes de transformar informação em conhecimento, presença em fluência digital ou uso passivo das tecnologias em possibilidade real de exercício da cidadania”.


Capes abre inscrições para curso de docência digital
Agência Brasil; 04/11
https://bit.ly/3mKlwuk

Começa hoje (4) o período de inscrições para o curso online Formação para Docência Digital em Rede, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Universidade Aberta de Portugal (Uab-PT). São 10 mil vagas e as incrições vão até o dia 16 de novembro. Elas poderão, no entanto, encerrar antes dessa data, caso todas as vagas sejam preenchidas.

O curso é voltado para professores, estudantes e demais profissionais da educação. Acesse a página da Capes (aqui) para informações sobre o processo de inscrição.

 

Prêmio Professor Transformador entra no período final de inscrições
Abc do ABC; 04/11
https://bit.ly/3nUAWLQ

O Prêmio Professor Transformador, promovido em parceria pelo Instituto Significare, Bett Educar e Base2edu com o objetivo de valorizar projetos de Educação Transformadora implementados na Educação Básica, entra na fase final do período de inscrições para a sua segunda edição. Professores de todo o País, que lecionam tanto na rede pública quanto privada, têm até o próximo dia 1 de dezembro de 2021 para inscrever projetos, ações e outras iniciativas que estejam fazendo a diferença nos níveis Infantil, Fundamental (I e II) e Médio. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas a partir da página do Prêmio (aqui).

 

O NEGÓCIO DA EDUCAÇÃO

Setor de educação: XP projeta resultados neutros com aumento dos custos
Rede Brasil Atual; 04/11
https://glo.bo/3bGKowE

A XP Investimentos afirmou esperar que as empresas do setor de educação reportem resultados neutros no terceiro trimestre, já que a redução nos casos de covid-19 traz alguns efeitos negativos de curto prazo – apesar de ter efeitos positivos claros no longo prazo.

“As medidas de distanciamento social obrigaram as empresas de educação a se adaptarem a uma realidade diferente, com os alunos presenciais migrando para as aulas digitais, e embora isso tenha causado problemas em termos de admissão e evasão, as empresas conseguiram reduzir custos de ocupação e com docentes, evitando queda acentuada nas margens”, apontou o relatório. ““Estimamos que as receitas aumentem 126% ano a ano”.

 

CORONAVÍRUS

Fiocruz alerta que taxa de vacinação exige cautela com aglomerações. Alemanha teme ‘quarta onda’
Rede Brasil Atual; 04/11
https://bit.ly/3o3EYkW

Pesquisadores do Observatório da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) defendem cautela na retomada de eventos sociais com aglomeração diante do índice ainda insuficiente de vacinação no país. De acordo com os cientistas, a retomada irrestrita de hábitos como esses só é efetivamente segura quando a imunização completa contra o novo coronavírus e suas variantes é de 80% do total da população – enquanto o país está com 56%.

Não vacinados e a ‘quarta onda’ – Em função do relaxamento das medidas restritivas, o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, alertou nesta quarta-feira (3) para o surgimento de uma “quarta onda” da covid-19 em seu país. “Em algumas regiões da Alemanha, os leitos de UTI disponíveis estão ficando novamente esgotados”, advertiu. De acordo com o ministro, esse novo aumento no número de casos e internações tem se dado “essencialmente” entre os não vacinados.

 

 

 

 

 

 

   E TEM MAIS:

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa
Seduc; 05/11
https://bit.ly/3wjtptY

esta quinta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data, instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006, foi escolhida em homenagem ao aniversário do escritor Ruy Barbosa, um dos defensores da língua portuguesa no Brasil. O idioma expressa a identidade e cultura de um povo.

Durante o período de colonização, o idioma português chegou ao Brasil e se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Sendo assim, a língua portuguesa é falada de diversas formas em diferentes regiões do País.

O português é o idioma oficial em oito países, como Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.

 

 

Para celebrar e valorizar a língua portuguesa, em 2006, foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro de São Paulo. Um dos objetivos é mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura, além de apresentar suas origens, histórias e influências sofridas.

O espaço promove cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes. É uma boa opção para se aproximar e valorizar a diversidade da Cultura Brasileira. Os visitantes têm a oportunidade de conferir todo mês uma programação diferente para crianças e família.

Conheça mais sobre a nossa língua e cultura de uma maneira divertida. No próximo domingo (8), as crianças poderão jogar o “Dominó de Palavras”, das 14h às 16h. Para mais informações, acesse https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/.