Carregando

Aguarde
20/11/2020



Culpar ‘festas’ pelo problema nas escolas equivale a apontar o mensageiro como responsável pela má notícia na mensagem. Nossa recomendação ainda permanece: os educadores devem ser ouvidos sobre qualquer iniciativa de volta às aulas. 
Veja aqui:
  https://bit.ly/3nHMKzu

 

Hoje, 20/11 – São Paulo paralisa abertura de escolas, MPF quer MEC na cola da Laureate, a campanha no Ensino Superior, e mais: escravidão, autoestima, monumento no Dia da Consciência Negra.

 

 

Covid 19: Covas paralisa planos de abertura das escolas em São Paulo
Estadão; 20/11
https://bit.ly/2UI6XbE

Situação da pandemia 'deixou de melhorar', segundo avaliação da Prefeitura, e por isso não haverá novas autorizações para o ensino público e particular.

O prefeito Bruno Covas anunciou nesta quinta-feira, 19, que as escolas públicas e particulares não terão novas autorizações de funcionamento presencial. Segundo o Estadão adiantou, haverá uma pausa nos planos de abertura na educação porque os dados da pandemia pararam de melhorar na cidade.

As escolas poderão continuar a dar aulas presenciais para o ensino médio, como está autorizado desde o dia 3. Para educação infantil e fundamental, será mantida a exigência de apenas oferecer atividades extracurriculares. Continuam também autorizados apenas 20% dos alunos por dia nas escolas.

MPF quer que MEC seja obrigado a fiscalizar cursos da rede de ensino Laureate
MPF; 19/11
https://bit.ly/3ffp9TL

O Ministério Público Federal (MPF) reforçou o pedido à Justiça Federal para que o Ministério da Educação (MEC) seja obrigado a apurar a notícia de fraudes praticadas por instituições de ensino vinculadas à rede Laureate nos processos de avaliação, credenciamento e renovação de cursos superiores.

Os indícios apontam que professores e ex-professores eram coagidos a assinar atas de reuniões que nunca ocorreram e orientados a mentir aos técnicos do Ministério da Educação. Antes das visitas in loco dos servidores para atestar as condições acadêmicas dos cursos em credenciamento, era frequente a realização de “reuniões de alinhamento”, nas quais os coordenadores da Laureate indicavam aos entrevistados o que deveriam dizer.



Fepesp; 19/11
http://fepesp.org.br/noticia/9953/

A próxima semana promete ser decisiva para o encaminhamento da Campanha Salarial 2020 no Ensino Superior. Reuniões já estão marcadas para dar sequência a negociações iniciadas em fevereiro deste ano – antes de serem atingidas e complicadas pela pandemia.

Na segunda-feira, 23/11, a diretoria do Semesp deverá se reunir para discutir os termos da resolução das assembleias de professores e auxiliares.

 

Ribeirão Preto: MP pede suspensão das aulas particulares e coloca prefeito como réu em ação
Thati; 19/11
https://bit.ly/332sm3W

O Ministério Público (MP) de Ribeirão Preto ingressou com uma ação civil pública na qual pede a suspensão total das aulas presenciais na rede particular da cidade.

O promotor Naul Felca pediu, ainda, que o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) figure como réu na ação e participe da indenização por danos morais difusos por permitir a reabertura na cidade.

 

Paraná: Professores fazem greve de fome por revogação de edital de contratos temporários
Folha de S. Paulo; 19/11
https://bit.ly/332sm3W

Um grupo de 47 professores da rede pública do Paraná iniciou na manhã desta quinta-feira (19) uma greve de fome em frente à sede do governo do estado, em Curitiba, pedindo a suspensão de um edital de seleção de docentes temporários.

A briga dos professores é principalmente contra o edital que prevê a contratação de 4.000 docentes temporários para 2021 por meio de processo seletivo simplificado (PSS).

O sindicato argumenta que o período de pandemia ofereceria riscos a todos os envolvidos e impossibilitaria a presença de profissionais idosos ou com alguma comorbidade.

 

Ânima compra startup de realidade virtual para educação médica
Terra; 19/11
https://bit.ly/392dBSK

A Ânima (São Judas, UniBH, UniCuritiba) anunciou nesta quinta-feira a compra da startup de tecnologia Medroom, por valor não revelado. A companhia desenvolve soluções de realidade virtual para educação médica. A companhia afirmou que a Medroom se tornará um dos componentes de uma "plataforma completa de educação médica".

 

Portal Fepesp; 18/11: http://fepesp.org.br/noticia/dia-da-consciencia-negra-20-de-novembro/

Consciência Negra: mulheres, crianças e especialistas falam como autoestima e identidade andam juntas
G1; 20/11
https://glo.bo/35KAfNf

Antropóloga explica como estética afro resistiu ao tempo e psicanalista mostra como autoimagem impacta nas relações sociais. Conheça também novas gerações que crescem valorizando cor da pele e cabelos cacheados.

 

Escravidão é assunto esgotado? Livro de Laurentino Gomes comprova que não
UOL; 19/11
https://bit.ly/35K8STA

Laurentino acerta ao construir uma narrativa que a todo momento dialoga com o presente. Vivemos num país onde negros recebem menos do que os brancos, são mais assassinados pela polícia e costumam ser maioria nas áreas desprezadas pelo Estado.

Realizando pesquisas para o trabalho, o escritor passou por mais de uma dezena de nações de três continentes diferentes e mostra como as consequências da escravidão ainda ecoam também nesses lugares – o leitor poderá ficar surpreso ao notar como o Brasil se assemelha, em diversos pontos positivos e problemáticos, muito mais a países africanos do que às nações ditas desenvolvidas com as quais normalmente nos comparamos.




Centro de SP ganha estátua em homenagem à Consciência Negra
Agora; 19/11
https://bit.ly/3foZAQc

A inauguração oficial do monumento será realizada somente no dia 5 de dezembro, mas sua entrega ocorrerá nesta sexta, 20/11, em ato simbólico pelo Dia da Consciência Negra. A obra do artista plástico Lumumba Afroindígena, 40 anos, e da arquiteta Francine Moura, 43, mede 3,6 m de altura e permanecerá instalada na praça Clóvis Bevilácqua, localizada na face leste da praça da Sé.

10 livros sobre racismo para lutar pela causa
Metrópoles; 20/11
https://bit.ly/3kLrlmV

Aos que desejam compreender mais sobre esse movimento contra o preconceito, o racismo e a opressão que os negros vivem diariamente, o Metrópoles listou 10 obras literárias fundamentas para fortalecer a importância da igualdade racial no Brasil. Confira neste link.

 

 

 

Com casos de Covid avançando, governo de SP anuncia novas medidas de combate à pandemia
InfoMoney; 19/11
https://bit.ly/333Rrvn

Nesta quinta-feira (19), João Doria (PSDB), governador de São Paulo, anunciou que assinará um decreto para determinar a proibição do desmonte dos leitos criados exclusivamente para receber pacientes infectados com a Covid-19, tanto na rede pública quanto na privada do estado.

O governo paulista também suspendeu novos agendamentos de cirurgias eletivas e de doenças para casos que não são considerados emergenciais. O anúncio vem em um momento de alta de casos no estado de São Paulo, e principalmente na capital paulista.

Na última quarta-feira (18), a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais municipais de São Paulo por pacientes com Covid-19 chegou a 48%. O número é o maior registrado desde o dia 10 de agosto, quando a ocupação nesses mesmos hospitais era de 50%.