Carregando

Aguarde
27/07/2020

 
 

Já imaginou ter um clube que transforma a educação por meio da sua valorização? Saiba que o Educador+ vai chegar para isso! Você é o nosso foco e traremos diversos benefícios valorizando o seu bem estar, saúde e dinheiro.
Educador+ será acessível por site, aplicativo, facebook, WhatsApp.
Lançamento dia 1º de Agosto. Mais informações por email, aqui.

 

Hoje, 24/07: o risco de covid em adultos com volta às aulas de jovens, Câmara de SP adia votação, o prêmio de direitos humanos - e mais.

 

 

Contee lança documento nacional contra pressão irresponsável por retorno às aulas presenciais

Contee; 23/07

https://bit.ly/3jALwoj

O Portal da Contee traz documento nacional elaborado pelo consultor jurídico da Confederação, José Geraldo de Santana Oliveira, denunciando a pressão irresponsável de empresários do ensino e governos pelo retorno às aulas presenciais sem que a pandemia da Covid-19 esteja sob controle, o que coloca em risco a saúde de trabalhadores, estudantes, familiares e de toda a comunidade. O documento ainda orienta os sindicatos a tomarem todas as medidas administrativas e judiciais necessárias com vistas à proteção do direito à saúde.

 

Volta às aulas na Tailância: sapatos ficam de fora, alunos com cabines individuais na carteira.

 

Retorno de alunos às aulas deverá colocar 9,3 milhões de idosos e adultos com problemas de saúde em risco, diz Fiocruz

G1; 23/07

https://glo.bo/2ZUKT0T

O retorno dos alunos às aulas deverá colocar em risco 9,3 milhões de idosos e adultos (4,4% da população do país) com problemas de saúde e comorbidades, de acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que conta com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Fiocruz, o estado de São Paulo é o que tem a maior quantidade de adultos e idosos que poderão se arriscar com a volta às aulas: cerca de 2,1 milhões de pessoas. Em seguida: Minas Gerais, com 1 milhão; Rio de Janeiro, com 600 mil; e Bahia, com 570 mil. Por outro lado, o Rio Grande do Norte é o que tem a maior porcentagem da população na situação: 6,1% do total.


Câmara adia votação de projeto sobre volta às aulas na capital paulista

Agora; 24/07

https://bit.ly/3g0rhy0

A Câmara Municipal de São Paulo incluiu na pauta da sessão da próxima quarta-feira (29) a primeira discussão do Projeto de Lei 452/2020, sobre a volta das aulas presenciais na capital paulista. O texto, que seria votado em sessão extraordinária nesta quarta (22), vai passar por uma audiência pública na semana que vem, um dia antes da nova data da votação, como previsto na Lei Orgânica do Município.

O projeto traz medidas para estudantes, como aprovação automática, docentes e instituições de ensino —compra de vagas em escolas privadas— e programa de auxílio financeiro (como para compra de uniformes escolares), sem um valor estipulado.

 

Senado aprova MP que desobriga escolas e universidades a cumprir mínimo de dias letivos em 2020

Estadão; 24/07

https://bit.ly/2WOHkr5

O Senado aprovou nesta quinta-feira, 23, a Medida Provisória 934, que dispensa creches, escolas e instituições de ensino superior de cumprir o mínimo de dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por meio de acordo entre os líderes partidários, os destaque ao texto, que poderiam modificá-lo, foram retirados. Com isso a medida foi aprovada com 73 votos favoráveis e nenhum contra e seguirá agora para a sanção presidencial.

 

A regra geral, estabelecida pelo Ministério da Educação, prevê o mínimo de 200 dias letivos para todo a educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) e para as instituições de ensino superior. A medida provisória estabelece que, apenas em 2020, essa regra poderá ser flexibilizada. Mas, do ensino fundamental em diante, a carga horária mínima de 800 horas terá de ser cumprida - mesmo que parte seja compensada no próximo ano.

 

Educadores fundam associação para desenvolver o ensino híbrido no Brasil

Monica Bergamo; 24/07

https://bit.ly/3hwU5hZ

Um grupo de cerca de 50 educadores fundou a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi), que pretende contribuir para o desenvolvimento de metodologia que combina as modalidades de ensino presencial e a distância.

A iniciativa é presidida pela educadora Maria Inês Fini, que presidiu o Inep no governo de Michel Temer.

 

 

 


Brasil tem outro dia com mais de 1.300 mortos pela covid-19. Número de novos casos segue em elevação

Rede Brasil Atual; 23/07

https://bit.ly/3gaj9vf

Brasil teve o segundo pior dia em número total de infectados, com 59.961 novos doentes Antes disso, pior período tinha sido justamente o dia anterior.

O descontrole da pandemia no Brasil é atestada por instituições de Saúde, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, e a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Outro ponto é que a estabilidade nas mortes em um número já alarmante pode ser agravada nos próximos dias. O receio dos cientistas é de que o desleixo do poder público em relação às medidas de isolamento social leve ao aprofundamento da maior crise sanitária do século.

 

 

 


Sinprosasco convoca todos os professores da base para seu IX Congresso
Sinpro Osasco; 23/07
https://bit.ly/3jxRmqu

O IX Congresso será realizado no dia 01 de agosto de 2020, das 8h30 às 13h, exclusivamente neste ano de forma online (pela plataforma do Google Meet), em razão da pandemia provocada pela Covid-19., e irá deliberr sobre os seguintes itens:

a) Conjuntura na América Latina; Governos Liberais e a Resistência do Trabalhador

b) Previdência Social do Professor(a) nas instituições de ensino / O impacto da pandemia (Covid-19) na Educação

c) Assembleia Geral

 

 

 E TEM MAIS

Inscrições abertas para 42ª edição do Prêmio Vladimir Herzog
Folha; 23/07
https://bit.ly/2D2cdl6

O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que reconhece trabalhos jornalísticos relacionados a democracia e direitos humanos, chega à sua 42ª edição.

 

O prêmio leva o nome do jornalista Vladimir Herzog, preso, torturado e assassinado no dia 25 de outubro de 1975 nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo.??

 

 

Jornalistas, repórteres fotográficos e artistas podem se inscrever pelo site, até o dia 6 de agosto?. A premiação se divide em seis categorias: texto, áudio, vídeo, multimídia, fotografia e arte. Os materiais inscritos precisam ter sido veiculados entre 21 de julho de 2019 e 31 de julho de 2020.?

 

Maiores informações e inscrições aqui: http://premiovladimirherzog.org/.