Carregando

Aguarde
12/02/2020


 

CAMPANHA SALARIAL 2020
SESI/SENAI: novas reivindicações entram em discussão.
Leia aqui:  http://bit.ly/2OrKSLU

 

Hoje, 12 de fevereiro: O novo secretário de Trabalho, uberização do professor, olimpíada da matemática, o livro nas cadeias - e mais.

 

                                         


Bolsonaro dá posse a Rogério Marinho como ministro do Desenvolvimento Regional; Bruno Bianco na secretaria de Previdência e Trabalho
G1; 11/02
https://glo.bo/39EEh9h

 

No lugar de Marinho na Secretaria de Previdência e Trabalho foi efetivado Bruno Bianco, que era o secretário-adjunto da estrutura. Bianco ficou conhecido pelo apelido "Mickey da Previdência" na época da tramitação da reforma nas aposentadorias (veja no vídeo acima).

 

 

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR


No Senado: Weintraub minimiza erros do Enem e Sisu e volta a falar que foi melhor edição histórica
Folha de S. Paulo; 12/02
http://bit.ly/3bzlQnS


Na primeira aparição pública, 24 dias após a divulgação de erros no Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, minimizou as falhas no exame e no Sisu e disse que governo sofre "chuva de fake news".

Weintraub participou nesta terça-feira (11) de audiência na Comissão de Educação do Senado. O ministro do governo Jair Bolsonaro foi convidado a comparecer à Casa para prestar esclarecimentos sobre os erros do Enem 2019 e do Sisu.


 

MEC publica novas diretrizes para formação de professores
Agencia Brasil; 11/02
http://bit.ly/39xS5SR

A maior mudança, de acordo com o documento, é a exigência de aulas práticas presenciais que envolvam a equipe docente das instituições responsáveis por cursos de licenciatura. “A resolução estabelece as diretrizes e habilidades que irão nortear a formação inicial, definindo as competências que deverão ser desenvolvidas nos futuros professores”, explicou Janio Macedo, secretário de Educação Básica do MEC.

Cursos à distância também deverão oferecer aulas com atividades presenciais, ainda que uma grande parte do processo de formação aconteça remotamente. “Para a oferta na modalidade de Ensino à Distância (EaD), as 400 horas do componente prático, vinculadas ao estágio curricular, bem como as 400 horas de prática como componente curricular ao longo do curso, serão obrigatórias e devem ser integralmente realizadas de maneira presencial”, afirmou o secretário.

 

Ânima: Cade aprova compra da Unicuritiba pela empresa de educação

Suno; 11/02
http://bit.ly/37kOwhh

 


A Ânima Educação (ANIM3) comunicou, na última segunda-feira (10), que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a aquisição da Unicuritiba, sem restrições. E-mail Inscreva-se A Unicuritiba possui 5,2 mil alunos em sua base de ensino e disponibiliza 13 cursos de graduação. A Ânima anunciou a compra da Unicuritiba ao final de 2019, por R$ 130 milhões. Outros alvos da empresa A Ânima já demonstrou interesse na aquisição da Ilumno, que é dona da Universidade Veiga de Almeida. Entretanto, não há nenhuma conversa formal até o momento. A empresa também informou que está analisando diversas oportunidades do mercado, como a aquisição de ativos de instituições de ensino reconhecidas. Em agosto do ano passado, a Ânima Educação adquiriu o Centro Universitário Ages por R$ 200 milhões e assim adentrou ao mercado nordestino.

Uberização do professor. Para onde vamos?
O Dia; 11/02
http://bit.ly/3bweZMa

Opinião, por Vera Nepomuceno: ‘Estamos vivenciando a novidade devastadora da uberização do trabalho do professor. Modalidade que se apresenta como solução para a falta destes profissionais nas escolas, mas que na verdade não passam de “fake-theories” numa tentativa de “tapar o sol com a peneira”, visto que a ausência dos docentes nas salas de aula revela a ponta do Iceberg na imensidão de problemas relacionados a esta carreira no Brasil. A notícia que nos chega através de mais uma startup que organiza um Processo Seletivo Simplificado para PROFESSORES de todas as áreas e disciplinas, com o objetivo de substituir aulas presenciais ou online em qualquer cidade do Brasil, com Educação a Distância Invertida (alunos na escola e Professor a distância), pelo meio de um aplicativo que por um sinal sonoro, tal qual o do Uber, chamará o professor para uma ou várias aulas, aponta para um caminho que além de intensificar a desregulamentação do trabalho deste profissional, que não terá acesso a nenhum direito, põem em risco o propósito e objetivo da educação escolar’.

 

 

EDUCAÇÃO BÁSICA

Estudantes da rede pública e privada já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática
Aratu On; 11/02
http://bit.ly/38jzkCs

A Olimpiada de Matemática é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

Inscrição - Para que os estudantes possam participar das olimpiadas, as escolas deverão realizar a inscrição dos alunos no site da Obmep (aqui) até o dia 20 de março.

 

E TEM MAIS

Governo Doria censura lista de livros de projeto em presídios de São Paulo
Folha de S. Paulo; 12/02
http://bit.ly/2uIv54L

O governo João Doria (PSDB-SP) vetou uma lista de livros de projeto de estimulo à leitura que funcionava em penitenciárias do estado de São Paulo. Na relação, havia obras de autores consagrados como o colombiano Gabriel García Márquez, o franco-argelino Albert Camus, o cubano Leonardo Padura e a norte-americana Harper Lee, entre outros.


“Acredito que a educação pode trazer dignidade pra minha vida”, diz preso aprovado em Matemática
Jornal do Tocantins; 11/02
http://bit.ly/39qLjhy

O reeducando faz parte de um universo de 480 presos que resolveram apostar no livros, para se aperfeiçoar em uma profissão e reduzir suas penas.