Carregando

Aguarde
18/12/2019


Vale a pena ver de novo: na TV Fepesp, a defesa do nosso patrono da Educação Paulo Freire. Veja aqui: https://youtu.be/8jgWeeIvrSQ


Hoje, 18 de dezembro: em defesa de Paulo Freire, nova baixa no MEC, perguntas e respostas sobre o FUNDEB e mais.




Chamado de 'energúmeno' por Bolsonaro, Paulo Freire recebe aplauso da Câmara dos Deputados
Estadão; 17/12
http://bit.ly/38NdIyN

Alvo frequente de críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro e de membros do governo, o educador Paulo Freire recebeu uma moção de aplauso da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 16. Bolsonaro chamou o educador de “energúmeno” nessa segunda, 15.

O pedido da homenagem foi feito pela bancada do PSOL na Casa e aprovado nesta tarde pelo plenário. “O educador Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado da história, tendo recebido 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades norte-americanas e europeias”, diz o pedido do partido.


Pedagogia do opressor
Folha de S.Paulo; 17/12
http://bit.ly/390ovpE

O adjetivo usado pelo presidente Jair Bolsonaro para criticar o educador Paulo Freire nesta segunda-feira (16) não parece se aplicar exatamente a ele. “Energúmeno”, ensina o dicionário Houaiss, é, “no cristianismo primitivo, indivíduo possuído pelo demônio; possesso, endemoniado” e “pessoa que age com violência, de forma irracional, brutal; desequilibrado” ou, ainda, “indivíduo ignorante; boçal, imbecil”.

Características pouco condizentes com a personalidade tranquila e compenetrada do professor e filósofo pernambucano, autor da célebre "Pedagogia do Oprimido".




Depois de ofensa presidencial, Paulo Freire ganhará homenagem no Senado
Rede Brasil Atual; 17/12
http://bit.ly/2EtcOtr

Ofendido por Jair Bolsonaro, o educador Paulo Freire receberá homenagem no Senado, que aprovou nesta terça-feira (17) requerimento do líder do PDT, Weverton (MA), e outros parlamentares – inclusive o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), para uma sessão especial ao patrono da educação brasileira, autor da Pedagogia do Oprimido, entre outras obras. “Acho que o presidente tinha que limpar a boca antes de falar no nosso mestre da educação”, reagiu o senador Fabiano Contarato (Rede-AP). A sessão deverá ser realizada em maio, no mês em que a morte de Freire completará 23 anos.




EDUCAÇÃO BÁSICA


Pesquisa científica aproxima estudante do ensino médio da universidade pública
Folha de S.Paulo; 18/12
http://bit.ly/34xJ8Wz

Alunos vêem nas bolsas uma oportunidade de aprender de forma mais prática.


Veja perguntas e respostas sobre o Fundeb
Folha de S.Paulo; 17/12
http://bit.ly/36OscNi

O Fundeb (fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica) é composto pela arrecadação de alguns impostos estaduais e municipais e uma complementação da União, hoje de 10%.


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Presidente da Capes é nomeado reitor do ITA e Ministério da Educação terá nova baixa
Folha de S.Paulo; 17/12
http://bit.ly/2Q0x2Qr

O atual presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, foi nomeado nesta terça-feira (17) como novo reitor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). O ato indica uma nova baixa na equipe do MEC (Ministério da Educação).

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é ligada ao MEC. O órgão é responsável pelo sistema de pós-graduação no país.




Maconha chega ao setor de ensino superior privado
Folha de S.Paulo; 17/12
http://bit.ly/2Z7XcVS

A maconha chegou ao setor de ensino superior privado. Depois de uma das maiores universidades particulares do país, a Estácio, lançar um curso de oito horas para capacitar médicos a prescrever canabinoides no mês passado, o Ministério da Educação recebeu um registro de pós graduação lato sensu sobre o assunto. O protocolo foi feito por uma instituição paranaense, Unifil, mas as aulas acontecerão em São Paulo. Com 360 horas o público alvo são médicos e dentistas.


MUNDO SINDICAL


Reforma Sindical: CCJ admite PEC 196/19; vai à comissão especial
Diap; 17/12
http://bit.ly/2S3S3wv

Em votação simbólica, isto é, sem registro no painel, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou (admitiu), na manhã desta terça-feira (17), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 196/19, do deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que trata da Reforma Sindical. O colegiado chancelou o parecer do relator, deputado Fábio Trad (PSD-MS), pela admissibilidade da proposta, com complementação de voto. O texto poderá ser apreciado, a partir de fevereiro, em comissão especial (mérito).


Especial de final de ano letivo
Sinpro SP; 16/12
http://bit.ly/36Rn8HX

Qual a data limite pra escola demitir? Quem tem direito ao recesso? Como pedir demissão no final do ano? A carga horária pode ser alterada de um ano pra outro? O professor pode ser transferido de disciplina?

Para responder a essas e outras dúvidas, o SinproSP organizou um especial de final de ano com conteúdos de orientação que tem publicado desde outubro. Leia, se informe e conheça seus direitos.



2020: União é a palavra chave para garantir direitos
Sinpro Campinas; 17/12
http://bit.ly/2ErgZ9d

Para o próximo ano, os desafios são muitos. As Campanhas Salariais já começaram e a única maneira de enfrentarmos as atuais dificuldades é com união e participação! Venha para as assembleias, ajude a pensar nas estratégias que devemos usar nesse embate.


Sinpro repudia descumprimento de leis trabalhistas por parte da Rede Metodista
Sinpro Campinas; 17/12
http://bit.ly/2ttlAW1

Novamente, o Sinpro se pronuncia contra os desmandos da Rede Metodista que têm prejudicado os professores do Colégio Piracicabano e da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).



E TEM MAIS

As 45 melhores frases de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira
Pensador; 17/12
http://bit.ly/38Na0oR

O professor, pedagogo e filósofo Paulo Freire (1921 - 1997) é o nome brasileiro de maior peso quando se fala em educação. Seu legado para a pedagogia e prática educacional mundial lhe rendeu incontáveis honrarias, prêmios, e referências no meio acadêmico.

Selecionamos as 45 frases mais importantes que traduzem o pensamento do Patrono da Educação Brasileira

Série de vídeos no YouTube explica obra de Paulo Freire
Catraca Livre;
http://bit.ly/2Exfc2u

Vale ressaltar que obra de Freire é referência no mundo todo. Nos EUA e na Europa, a pedagogia freireana é influente nas faculdades de Educação e em institutos de pesquisa em Harvard, Stanford, Princeton, M.I.T, Yale, e Cambridge, por exemplo. Confira os vídeos abaixo: