Carregando

Aguarde
09/10/2019




Outubro, mês da professora, do professor: aqui o nosso presente -
a Agenda do professor no novo aplicativo da Fepesp.
Clique aqui e saiba tudo: https://bit.ly/2IAFBhY


Hoje, 9 de outubro: Câmara Federal quer reforma sindical, Kroton de olho na educação básica, MEC e o EaD no ensino técnico, tributo ao educador Paulo Freire, e mais.


MUNDO SINDICAL

Deputado propõe reforma sindical
Valor Econômico; 09/10
http://bit.ly/2IyPZa6

A PEC do deputado Marcelo Ramos (PL-AM, na foto) foi construída com a concordância do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Conta ainda com a simpatia de dirigentes das três maiores centrais do país: Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Segundo o texto, sindicatos passam a representar apenas quem tenha se associado a eles. A PEC acaba com a unicidade sindical, ou seja, trabalhadores e empregadores poderão constituir organizações sindicais como bem entenderem. A Constituição atual proíbe a criação de mais de uma organização sindical para uma mesma categoria profissional em um mesmo local.


Senado vota reforma da Previdência entre os dias 22 e 23
Diap; 08/10
https://bit.ly/2M01N7t

Encerrada a instrução na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois das fase de 3 sessões de discussão em plenário, a proposta segue para votação em 2º e último turno, o que deve ocorrer entre os dias 22 e 23 de outubro.



ABC: Sinpro amplia debate sobre BNCC
SinproABC; 08/10
https://bit.ly/2VrqRXY

Sábado pela manhã foi o dia de debate sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - o BNCC e a Base Nacional Comum de Formação dos Professores. A atividade promovida pelo SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC marca o primeiro debate sobre o tema. O evento aconteceu no mês de outubro – mês dos professores e a atividade no dia 5, marca o dia Internacional dos Professores e soma-se a outras lutas do país em defesa da Educação – como as mobilizações ocorridas dia 3.

 

EDUCAÇÃO BÁSICA

Kroton: gigante se reorganiza, de olho na Educação Básica
Fepesp; 08/10
https://bit.ly/2AWNgDq

A gigante na educação privada no país – a Kroton, com mais de 1 milhão e 200 mil estudantes presenciais, 819 mil na educação a distância e outros 290 mil escolares na educação básica – quer abocanhar ainda mais no ‘mercado’ da educação. Nesta segunda-feira, 07/10, a Kroton anunciou a criação de uma holding com quatro subsidiárias, cada uma focando em fatias diferentes do mercado da educação no país.


Brasil já tem mais de 700 startups de educação
Estadão; 09/10
https://bit.ly/2IASJnE

Mais de 48,5 milhões de estudantes frequentam o ensino básico no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) – juntos, os alunos do País lotariam 617 vezes o estádio do Maracanã. Os números gigantes da educação brasileira também valem para quando o assunto são startups: hoje, o setor é o maior do País em empresas novatas de tecnologia, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Ao todo, há 748 edtechs no País – o apelido é dado a empresas de tecnologia voltadas para educação.


Artigo | A financeirização da educação para até 2025
Yahoo! Notícias; 08/10
https://bit.ly/30Y8yeq

Por Ergon Cugler: Na contramão da valorização do Ensino Básico, havia, na articulação de Paulo Guedes, a preocupação calculada em remover entraves legais para a implementação de um projeto de financeirização da educação a longo prazo. Em meio à tramitação da Reforma da Previdência e do debate da Reforma Tributária, o prazo para rediscussão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se acirra, quando nem mesmo as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) através da lei n° 13.005/2014 estão sendo cumpridas em sua totalidade e a desvinculação do orçamento da União para a educação é anunciada aos quatro ventos por Guedes.


Fórum permanente em defesa do Fundeb é lançado em SP
Rede Brasil Atual; 04/10
https://bit.ly/2Vpvyll

Com o objetivo de ampliar o enfrentamento à possibilidade de extinção da Lei do Fundeb, hoje uma das principais fontes de custeio da educação básica no país, parlamentares, representantes de entidades de educação e membros da sociedade civil lançam nesta sexta-feira (4), em evento das 10h às 17h, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Fórum Permanente em Defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação.


Artigo | Homescholling e o direito à educação escolar
Pensar a Educação; 03/10
https://bit.ly/33hBBv0

Por Sandra Pereira Tosta: A escola, por mais problemas que possa apresentar frente às exigências que se coloca à educação nos dias atuais, é a instituição onde encontramos a pluralidade de culturas, os vários sentidos como ser de relações que somos. Essa realidade, em sua concretude material e simbólica, nos faz ser mais! Na luta ampla e cotidiana contra a desigualdade, pelo respeito à diferença e sua elaboração na diversidade como expressão de modos próprios de ser no mundo, que podemos e devemos recorrer à carta de Direitos Humanos. Por mais que pareça contraditório falar em diferença cultural e universalidade de direitos. Contudo é a cultura um atributo universal da humanidade, na defesa da compreensão da alteridade como afirmação da diferença do outro.


Brasil cai para último lugar no ranking de status do professor
G1; 08/10
https://glo.bo/2OuB5lj

Muito trabalho, salários menores do que se imagina, falta de respeito dos alunos e um dos piores sistemas educacionais do mundo. É assim que o brasileiro vê a profissão de professor, o que fez o Brasil cair para a última posição do ranking de prestígio de docentes. A pesquisa, realizada em 35 países, foi divulgada na noite desta quarta-feira (7) pela Varkey Foundation, entidade dedicada à melhoria da educação mundial. O resultado do Brasil se torna ainda mais alarmante se comparado ao do cenário global, que registrou uma melhora na percepção do status dos professores.

 

EDUCAÇÃO  SUPERIOR

Programa do MEC para ensino técnico prevê aulas a distância
Estadão; 08/10
https://bit.ly/2VlXxCq

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira, 8, um programa voltado para ampliar a educação profissional e tecnológica, que permite aulas a distância. Batizado de Novos Caminhos, ele prevê a abertura de 1,5 milhão de vagas até 2023 e, como o Estado revelou, traz uma série de semelhanças com o Pronatec, criado por Dilma Rousseff (PT). A exemplo do programa anterior, ele prevê parcerias com o sistema S e a rede federal e faculdades privadas.


Vestibular: confira calendário das instituições privadas de SP
UOL; 07/10
https://bit.ly/2VrdTcL

O calendário de aplicação de provas do vestibular 2020 começa já neste mês de outubro nas universidades privadas da cidade de São Paulo. Algumas instituições paulistanas também utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro, como forma de ingresso.

 


E TEM MAIS


Tributo: Paulo Freire
Sinpro Taubaté
https://bit.ly/2M0wyZT

Uma parceria dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Taubaté, Apeoesp e o Sinpro Taubaté: ‘Tributo ao educador e mestre Paulo Freire’, no dia 15/10, a partir das 17h, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Sindimetau (Rua Urupês, 98 – Chácara do Visconde).  


Osasco: Outubro Rosa - prevenção contra o câncer de mama
SinprOsasco; 08/10
https://bit.ly/35lOCpa

Homenagem do Sinprosasco a todas as mulheres, professoras guerreiras, neste mês de prevenção ao câncer de mama.




Osasco: Dia das Crianças por apenas R$ 10
SinprOsasco; 08/10
https://bit.ly/2Oy42kf

Diversas atividades para divertir e entreter as crianças. Além disso, os adultos podem aproveitar a piscina e o pesqueiro. ‘Clube de Campo’ é o novo parceiro do Sinprosasco