Carregando

Aguarde
10/09/2019

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TV Fepesp discute como a educação a distância tornou-se um grande negócio, como isso afeta as condições de trabalho de professores e a qualidade do ensino, e a articulação da federação e sindicatos com o parlamento na discussão da precarização do ensino pela crescente mercantilização da educação privada no Brasil.
Veja aqui: https://youtu.be/sjEYCkd-GrI.


Hoje, 9 de setembro: EaD nos bastidores do ensino, cresce o número de jovens recém-formados e sem emprego, o que está em jogo com o fim do Fundeb, e mais.

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Nos bastidores do ensino, agora se diz 'luzes, câmera, ação'
Valor Econômico; 09/09
http://bit.ly/2lGUlnb

Estúdios de gravação, câmeras, luzes, teleprompter, editores de vídeo. Essa estrutura, comum em emissoras de televisão, também faz parte dos bastidores de cursos de ensino a distância, modalidade que mais cresce na educação superior. Atualmente, há quase 2 milhões de alunos matriculados em cursos que podem ser totalmente on-line ou semi presenciais, na rede privada.


Conversas telefônicas mostram como Universidade Brasil
negociava vagas em medicina e bolsas do Fies

G1; 08/09
https://glo.bo/2m7OtDC

De acordo com a Polícia Federal, os integrantes da quadrilha se dividiam em núcleos. A parte empresarial era formada pela família do reitor. Os integrantes do administrativo eram funcionários da Universidade Brasil. Enquanto o comercial era exercido pelas assessorias que negociavam vagas com estudantes e tinham até um núcleo jurídico para ajudar a maquiar o golpe.


Justiça prorroga prisões temporárias
de suspeitos envolvidos em fraude do Fies

G1; 07/09
https://glo.bo/2m7CqpT

A Justiça Federal prorrogou por mais 5 dias a prisão de 11 suspeitos envolvidos em fraude do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante a Operação Vagatomia, realizada na terça-feira (3) pela Polícia Federal de Jales (SP) na região. Vinte pessoas estão presas. A operação investiga suspeitos de participarem de um esquema de fraude na concessão do Fies e também na comercialização de vagas e transferências de alunos do exterior, principalmente Paraguai e Bolívia, para o curso de medicina em Fernandópolis (SP).


Com corte nas federais, salas de aula
ficam sem luz e restaurante perde bife

Folha de S. Paulo; 08/09
http://bit.ly/2lHxLuv

Os bloqueios de até 44% na verba de custeio das universidades federais pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) neste ano já afetam a rotina de aulas e pesquisas. O estoque de alimentos diminuiu. O bife foi trocado por picadinho de carne; o frango, antes filé, agora vem desfiado. Ervilha e lentilha sumiram. Antes com frutas variadas, agora a sobremesa tem banana e laranja.



Cortes no orçamento ameaçam o progresso da ciência brasileira
Folha de S. Paulo; 08/09
http://bit.ly/2kCfdLX

Os cortes de verbas destinadas ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciados pelo governo federal têm provocado grande insegurança quanto a capacidade das instituições de pesquisa brasileiras darem continuidade ao processo de melhoria da sua produção científica observada nos últimos anos.

 


EDUCAÇÃO BÁSICA
Alunos de colégios paulistanos contam por que gostam de suas escolas
Folha de S. Paulo; 08/09
http://bit.ly/2m52zWd

Professores divertidos, ensino bilíngue e atividades extracurriculares são algumas das razões listadas por alunos que gostam de suas escolas. Seis jovens descrevem aqui atividades que consideram destaque. Ensino bilíngue, aulas leves e atividades extracurriculares são razões listadas.


Folha lança ferramenta online para ajudar
pais a comparar colégios e optar

Folha de S. Paulo; 08/09
http://bit.ly/2kCfYoh

São 135 mil colégios de ensino fundamental e médio, de todo o país, públicos e particulares. Para cada um há até 14 indicadores de qualidade ou de infraestrutura. O buscador traz informações como presença ou não de laboratório de ciências, se há acessibilidade no prédio, notas no Enem e média de alunos por turma. São dados do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável por estatísticas. As bases são Censo Escolar, Enem e Saeb (avaliação de escolas públicas).



Encontro internacional discute os rumos da educação
O Globo; 08/09
https://glo.bo/2k6OuXF

Os desafios para o futuro da educação no país estarão no centro do debate do evento Educação 360 Encontro Internacional, nos dias 16 e 17 deste mês, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Educadores, pesquisadores, gestores de ensino, escritores, influenciadores digitais e ativistas brasileiros e estrangeiros apresentarão suas perspectivas sobre medidas que podem contribuir para a formação de alunos.


Investimento na formação de líderes chega ao berçário
Folha de S. Paulo; 07/09
http://bit.ly/2lEw412

De olho no futuro acadêmico e profissional da criança, a ideia é estimular ao máximo suas potencialidades nessa etapa da primeira infância, que vai até os seis anos, considerada um momento crucial do desenvolvimento infantil. Porém, a importância de criar um ambiente acolhedor e estimulante, mas com muito cuidado, pois as crianças têm ritmos diferentes de desenvolvimento.


Por lei, o Fundeb acaba em 2020. Você sabe o que está em jogo?
Carta Capital; 11/07
http://bit.ly/2kqcxkM

Por lei, o Fundeb  (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) tem validade até 31 de dezembro de 2020. Por esta razão, tramitam propostas parlamentares na Câmara e no Senado que pactuam pela permanência do fundo, mas ainda divergem sobre a sua composição orçamentária e o repasse da União, que atualmente é de 10% do valor total dos fundos nos estados e municípios. A expectativa é de que se estabeleça um pacto entre as propostas para acelerar a tramitação e chegar a uma aprovação do novo modelo.

 

MUNDO SINDICAL
Artigo: Jorge Luiz Souto Maior |
O percurso consciente em direção à barbárie
Blog do Jorge Luiz Souto Maior; 07/09
http://bit.ly/2lGAfcy

“O que devemos nos perguntar é se estamos mesmo dispostos a chegar ao fundo do poço, para só então começarmos a agir na direção de um recomeço, ou se estamos dispostos a frear essa queda, pois, diante de todos os fatos já vivenciados, não será mais possível dizer que não se sabia qual caminho estava sendo trilhado”.


Mais jovens recém-formados ficam sem emprego no país
RPB; 08/09
http://bit.ly/2kc5Q5E

Pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que, entre 2014 e 2018, a proporção de profissionais que saem da faculdade e não conseguem arrumar trabalho passou de 8,2% para 13,8%. A pesquisa aponta que houve uma queda no número de jovens recém-formados que trabalham em postos que exigem formação superior: a taxa passou de 51% para 35%. E para aqueles que, mesmo assim, conseguem se posicionar em vagas relacionadas à sua área de formação, a remuneração média diminuiu: passou de R$ 3.326 para R$ 2.637.


Estácio/FNC se compromete a pagar salários atrasados
SinprOsasco; 09/09
http://bit.ly/2lGOtu9

O Sinprosasco fará visita hoje (09/09) à Estácio/FNC (período noturno) para conversar pessoalmente com os professores do ensino superior. Na sexta-feira, 06/09, o Sinprosasco realizou reunião com o RH da Estácio/FNC para discutir o atraso de pagamento de salário de alguns professores. Na ocasião, a instituição alegou que houve um problema sério no “sistema de pagamento” da faculdade, o que acarretou na falta de pagamento de alguns professores; pagamentos parciais de outros e pagamento integral de um terceiro grupo.

 

E TEM MAIS
Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do século 21
Agência Brasil; 08/09
http://bit.ly/2m53KVD

Este domingo (8) marcou a passagem do Dia Internacional da Alfabetização, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no século passado (em 1966), para incentivar o pleno letramento da população internacional. Apesar da melhoria do acesso às escolas, nos últimos 53 anos em diversos países, ainda existem em todo planeta 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever.


O “outro lado” e o “não obstante” no jornalismo de educação
Carta Capital; 06/09
http://bit.ly/2kqdk5f

Durante o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação – realizado de 19 a 20 de agosto – a Fundação Itaú Social e a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), organizadora do evento, lançaram um edital de bolsas cujo objetivo, segundo os proponentes, é “fomentar a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira”.