Carregando

Aguarde
05/09/2019

FGTS, urgente: reclamação por falta de depósito anterior a 2014 pode prescrever após 13 de novembro - Se a escola ou instituição deixou de depositar o seu Fundo de Garantia, entre em contato com o seu Sindicato, agora. Mais detalhes: http://bit.ly/2k4FfHC.


Hoje, 5 de setembro: especial dia da Amazônia.


ESPECIAL DIA DA AMAZÔNIA
5 de setembro, dia da Amazônia: muitas dicas para a sua aula
Fepesp
http://bit.ly/2U68KXb

Em vista do Dia da Amazônia, em 5 de setembro, vale trabalhar com seus alunos alguns conceitos importantes de meio ambiente e sustentabilidade. Para isso, trazemos algumas sugestões de planos de aula, todos completos com atividades.

Atos nesta quinta-feira em várias cidades
do país exigem a preservação da Amazônia

Rede Brasil Atual; 05/09
http://bit.ly/2lFhPsx

Nesta quinta-feira (5), serão realizados atos em várias cidades do país contra a destruição da floresta. Haverá caminhadas e panfletagens. A atividade também vai questionar o impacto de grandes obras para os povos tradicionais. Se em anos anteriores, o Dia da Amazônia, 5 de setembro, passou despercebido, desta vez será diferente. Não por um motivo nobre, mas graças à crise ambiental em que o governo Bolsonaro jogou o país.

Servidores da área ambiental pedem
a saída do ministro Ricardo Salles

Rede Brasil Atual; 04/09
http://bit.ly/2ktroe3

Trabalhadores do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ministério do Meio Ambiente entregaram hoje (4) ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma carta com propostas para a solução da crise ambiental que culminou com o desmatamento recorde da Amazônia. A principal delas é a troca do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Empresas europeias temem penalizações com incêndios
na Amazônia e devem suspender acordos com o Brasil

Rede Brasil Atual; 04/09
http://bit.ly/2khbIut  

O Nordea, um dos maiores bancos nórdicos, decidiu, no último dia 30, suspender as compras de títulos do governo brasileiro, em resposta aos incêndios florestais na Amazônia. Para Vagner Ribeiro, professor do Departamento de Geografia da USP e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental, novas empresas internacionais deverão seguir o mesmo rumo. O pesquisador explica que, após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992, também conhecida como Eco-92, as empresas começaram a operar com compromissos mínimos sobre a responsabilidade ambiental.

No Dia da Amazônia, Manaus sedia fórum
para debater preservação da floresta

D24am; 04/09
http://bit.ly/2m0mbee

No momento em que a preservação de uma das mais importantes florestas do planeta é debate internacional, o Dia da Amazônia, neste 5 de setembro (quinta-feira), se torna ainda mais significativo. Em Manaus, a data marca a realização do 1º Fórum de Cidades Amazônicas, que terá como cenário a beleza arquitetônica do centro histórico, às margens do rio Negro.

Câmara aprova remuneração para quem conserva,
mas pode fragilizar lei florestal

Folha de S. Paulo; 04/09
http://bit.ly/2lVqyad

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, que regulamenta a remuneração a comunidades tradicionais que ajudam a conservar ecossistemas. Entretanto, no mesmo dia avançou a tramitação da MP 884, que tenta mais uma vez retirar a imposição de um prazo para que os proprietários rurais se inscrevam no CAR – o primeiro passo para regularização ambiental prevista pelo Código Florestal aprovado em 2012.

'Amazônia é úmida, não queima sozinha, é sempre ação criminosa'
Notícias ao Minuto; 04/09
http://bit.ly/2ktfFMB

Ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão acusou o governo de Jair Bolsonaro de ter uma mentalidade "obscurantista e autoritária". O físico foi homenageado na manhã desta quarta-feira, 04, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio, um mês depois de ter sido exonerado do cargo por ordem do presidente por conta da divulgação de dados sobre o crescente desmatamento da Amazônia.

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ministro diz que espera desbloqueio de 1/3
da verba da Educação nos próximos 2 meses

G1; 04/09
https://glo.bo/2lWFp4g

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta quarta-feira (4) que espera a liberação de "um terço do que foi contingenciado" na pasta para os próximos dois meses. No dia 20 de setembro, o governo federal deve divulgar o relatório de receitas e despesas do 4º bimestre de 2019 – neste momento, o Ministério da Economia pode apontar a necessidade de reduzir ainda mais ou devolver recursos para as diferentes áreas.


Corte na Educação: conheça histórias de quem vai perder bolsa
Gazeta Online; 04/09
http://bit.ly/2lDRB9S

A bolsa de R$ 400,00 paga a estudantes da graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pode parecer pouco, mas faz a diferença para muitos universitários que dela dependem para estar no campus. Pagamento de aluguel, transporte e até alimentação são assegurados pelo benefício. Contudo, sem a garantia de repasses do Ministério da Educação (MEC), a Ufes precisou suspender 1,1 mil bolsas.

 

MUNDO SINDICAL
Trabalho dos professores aos domingos continua proibido
Sinpro SP; 04/08
http://bit.ly/2lFzDUo

A pedido do senador Jacques Wagner (PT), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), corrigiu o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 21, suprimindo a revogação do artigo 319, que proíbe o trabalho dos professores – aulas e exames – aos domingos. Assim, esse artigo continua valendo e a proibição está mantida.

 

E TEM MAIS
Veja as imagens censuradas na Exposição Independência
em Risco, da Grafar, e o Manifesto dos Cartunistas

O Café; 04/09
http://bit.ly/2lzhl7q

Após a abertura da Exposição Independência em Risco, em seus primeiros momentos em abertura a visitação, a exposição foi censurada e encerrada, como publicamos nas redes sociais. Por conta disso, a GRAFAR criou seu manifesto. Confira as imagens censuradas.