27/11/2019

RIO PRETO: ex-dono de colégio devedor é preso pela PF :Um dos presos na operação Cadeia Alimentar II da Policia Federal – que investiga fraudes no fornecimento de merenda escolar no Estado de São Paulo – foi Edmilson do Carmo, que até agosto era dono do colégio Invictus em Rio Preto (mais informações aqui).

O Colégio Invictus tem uma pesada série de pendências trabalhistas contra seus docentes e pessoal administrativo, que incluem atrasos salariais. O colégio firmou um compromisso com o Sinpro Rio Preto de superar este atraso no mês de dezembro, bem como pagar o decimo terceiro em dia e apresentar um parcelamento de débitos do FGTS.

A Operação Cadeia Alimentar II, deflagrada nesta terça (26), cumpriu 55 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Ribeirão Preto/SP.

As medidas executadas hoje visam coletar elementos que complementem as informações obtidas em colaboração premiada formalizada por dois investigados junto a Polícia Federal e Ministério Público Federal, após terem sido alvos na primeira fase da investigação (Operação Cadeia Alimentar – maio/2018).

A investigação apura irregularidades em procedimentos licitatórios e desvio de verbas relacionados à compra de merenda escolar de aproximadamente 50 municípios do Estado de São Paulo/SP.

Participam da ação mais de 240 policiais federais, os quais cumprem ordens judiciais (mandados de prisão temporária e busca/apreensão) em 27 cidades do Estado de São Paulo.

Após a emissão de nota de repúdio do Sinpro São José do Rio Preto em relação ao descumprimento dos prazos acordados por parte dos mantenedores do Colégio Invictus, a instituição resolveu sentar novamente na mesa para negociar saídas. Através de carta, o corpo docente do colégio, conjuntamente com a diretoria do sindicato, denunciou os abusos e ameaças de demissão, caracterizando-os como prática antissindical, além de violações de direitos trabalhistas estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho de seus professores.

“Depois de nossa publicação o colégio reagiu, atestando o alcance das mensagens do Sindicato. Então marcamos uma reunião para compromissar novos prazos para pagamento das dívidas do colégio aos professores”, disse a professora Letícia, diretora do Sinpro Rio Preto.

O Sinpro Rio Preto reafirma a disposição de continuar lutando até que toda situação seja regularizada e as dívidas quitadas. O Colégio Invictus deve regularizar os prazos de pagamentos, já que se mostraram dispostos a dialogar e firmar compromisso.

Confira, na íntegra, a nota emitida pelo Sindicato na sexta-feira, 02/11:

Nós do sindicato queríamos informar a todos que os novos mantenedores do Colégio Invictus nos procuraram solícitos e nos propuseram novos prazos para o pagamento de tudo o que estava atrasado. Em assembleia com os professores do colégio, vimos que tanto professores quanto mantenedores querem que os trâmites sejam realizados de forma justa.