Carregando

Aguarde
06/11/2019



O Clube de Vantagens [Sindicato Forte - Você Forte] oferece bons descontos na aquisição de produtos e serviços que você precisa - e não há taxa de inscrição. Inscreva-se agora. Veja como se cadastrar e aproveitar as ofertas do Clube! http://bit.ly/clube_de_vantagens.


Hoje, 5 de novembro: Embratur com recursos do Sistema S, PEC quer derrubar gastos com educação, protestos contra o ‘novo AI-5’, e mais.

 

SESI /SENAI/ SENAC

Embratur terá recursos do Sistema S
Valor Econômico; 05/11
http://bit.ly/2PNGtEw

Com a MP, que compõe o pacote de iniciativas pós-reforma da Previdência e deve ser publicada ainda nesta semana, a Embratur ganhará status equivalente ao da Apex Brasil (apoio às exportações) e da ABDI (desenvolvimento industrial). Passa a funcionar como serviço social autônomo e a entrar na divisão do bolo de orçamento bilionário do Sistema S.

 

EDUCAÇÃO BÁSICA

PEC do governo pode derrubar gastos com saúde e educação
Folha de S. Paulo; 05/11
http://bit.ly/36FxCLl

Em medida que deve ser apresentada nesta terça (5), o governo Jair Bolsonaro (PSL) deve propor uma manobra contábil que abre espaço para derrubar os gastos públicos com saúde e educação. A mais recente versão da proposta, que ainda não foi divulgada oficialmente, inclui todas as despesas com aposentadorias e pensões vinculadas às duas áreas nos cálculos do mínimo constitucional. Na prática, esses gastos passarão a fazer parte do valor mínimo que o governo é obrigado a gastar com saúde e educação.


O novo tempo da educação bilíngue
Isto É; 04/11
http://bit.ly/34xRnm4

A tecnologia virou o cerne de todos os negócios. Não seria diferente com a educação. Na escola do futuro, será cada vez mais comum notar inovações como inteligência artificial e realidade aumentada. Um estudo realizado recentemente pela Pearson, dona das redes de franquias de ensino de idiomas Wizard, Yazigi e Skill, mostra que 83% dos brasileiros consideram que dispositivos inteligentes e aplicativos serão usados para auxiliar alunos num futuro próximo. Além disso, 77% dos entrevistados acreditam que a inteligência artificial tem um impacto positivo para a educação.

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Confira o gabarito extraoficial da primeira prova do Enem
R7; 03/11
http://bit.ly/32eTVDX

Os estudantes que fizeram a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (3) já podem conferir o gabarito extraoficial feito pelos professores do QG do Enem em parceria com o portal R7. Gabarito oficial será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 13 de novembro.


Governo abandona ideia de ‘Lava Jato da Educação’
Estadão; 05/11
http://bit.ly/2pKuoVX

Anunciada há oito meses, a Lava Jato da Educação foi enterrada pelo ministro Abraham Weintraub, que assumiu a pasta em abril. A “operação” foi divulgada no início do ano pelo próprio presidente Jair Bolsonaro como uma das prioridades do seu governo. A ideia era passar um pente-fino nas gestões anteriores do Ministério da Educação (MEC), entre elas a do ex-ministro Fernando Haddad, adversário de Bolsonaro na disputa pelo Palácio do Planalto, no ano passado.  A iniciativa partiu de Ricardo Vélez, então titular do MEC, que assinou um protocolo de intenções com três ministros, incluindo o da Justiça, Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato. Caberia à Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) identificar eventuais irregularidades em contratos firmados pelo MEC com empresas ou instituições.


Em debate na Comissão de Educação,
sindicatos criticam o programa Future-se

Senado Notícias; 04/11
http://bit.ly/2NDVNkq

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) debateu na semana passada com especialistas o novo programa do Ministério da Educação para estimular a autonomia administrativa e financeira da educação superior, chamado Future-se. Sindicatos e outras entidades participantes da audiência pública criticaram a proposta.


Artigo | Como escolher o próximo ministro da educação?
Época; 04/11
https://glo.bo/32m5c5j

Por Fabio Campos: A educação brasileira vem sendo vitimada por inflação retórica . Fala-se com frequência sobre o papel central que a educação deveria ter na sociedade, mas pouco se discute sobre como materializar, na prática, esta visão. Num país onde se afirma que "a Educação é a solução para o Brasil", faltam critérios claros para a escolha de um ministro (ou ministra) para a pasta.

 

MUNDO SINDICAL

SinproSP: Dia 7/11 tem assembleia de previsão orçamentária
SinproSP; 31/10
http://bit.ly/32fc4Sg

Professoras e professores que são filiados ao SinproSP têm um compromisso no dia 07/11: decidir sobre como o SinproSP será mantido em 2020 e de que forma os recursos serão empregados. A assembleia de previsão orçamentária começa às 14h, na Rua Borges Lagoa, 170. Esta é uma discussão que está longe de ser puramente financeira. A reforma trabalhista de 2017 restringiu o sistema de custeio dos sindicatos com a clara intenção de enfraquecer as entidades, tentando minar um dos principais eixos de resistência contra a redução de direitos.


Sinpro Campinas: Educação Étnico-racial
Sinpro Campinas; 04/11
http://bit.ly/2NJSFn4

Por Elisângela Lambstein Franco de Moraes: A presente discussão traz inquietações acerca do ensino da cultura africana nas escolas; reflexões acerca da sua importância profissional do professor ao selecionar os conteúdos da aula, ao propor debates e soluções em situações conflitantes. Nesse sentido, analisando a escola como um espaço de convivência, linguagem e comunicação sempre presentes, verificamos como afirma Paulo Freire: Se é dizendo a palavra com que, “pronunciando” o mundo, os homens transformam, o diálogo se impõe como caminho pelo qual os homens ganham significação enquanto homens. Por isto, o diálogo é uma exigência existencial.



Sinpro Campinas: Educador físico dá dicas de como sair do sedentarismo
Sinpro Campinas; 04/11
http://bit.ly/2Ni2sld

O educador físico, Ronaldo Dias, dá dicas de como sair do sedentarismo e incluir atividade física na rotina dos professores. Em entrevista, Ronaldo ainda explica sobre os benefícios que exercícios podem trazer para melhorar a qualidade de vida e de trabalho da categoria.


S J do Rio Preto: Sinpro pressiona e Colégio Invictus cede
Sinpro Rio Preto; 04/11
http://bit.ly/2NhJrPQ

Após a emissão de nota de repúdio do Sinpro São José do Rio Preto em relação ao descumprimento dos prazos acordados por parte dos mantenedores do Colégio Invictus, a instituição resolveu sentar novamente na mesa para negociar saídas. Através de carta, o corpo docente do colégio, conjuntamente com a diretoria do sindicato, denunciou os abusos e ameaças de demissão, caracterizando-os como prática antissindical, além de violações de direitos trabalhistas estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho de seus professores.

 


E TEM MAIS

Contra Bolsonaro e ‘novo AI-5’, movimentos protestam nesta terça
Rede Brasil Atual; 04/11
http://bit.ly/2pI8seb

Movimentos sociais, partidos e sindicatos reunidos nas frentes Povo sem Medo e Brasil Popular vão às ruas de todo o Brasil nesta terça-feira (5) contra o governo Bolsonaro. Os participantes protestam contra as atitudes do presidente em relação às investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e exigem soluções sobre quem de fato foram os mandantes do crime que vitimou também o motorista Anderson Gomes. Reivindicam ainda a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que sugeriu “um novo AI-5“, se a esquerda “radicalizasse” contra o governo.



Leia Mulheres: 12 obras de escritoras
latino-americanas para conhecer em 2019

Brasil de Fato; 21/12/2018
http://bit.ly/2pI6vhR  

Projetos como Leia Mulheres, formados por um grupo de leitoras, estão se espalhando em diversas cidades do Brasil. Em São Paulo, a biblioteca pública Cora Coralina, inaugurada em 2015, é a primeira biblioteca feminista brasileira. Estas iniciativas têm contribuído para visibilizar a literatura produzida por mulheres, compartilhando leituras e circulando obras ainda pouco conhecidas.