Carregando

Aguarde
15/10/2019



Dia da professora, do professor: assista agora, na TV Fepesp, aqui: https://youtu.be/uAbjcVRkeYc

Dia do Professor: jovens educadoras comentam profissão
Jornal Periscópio; 12/10
https://bit.ly/2VGqxVC

De acordo com levantamento do Ministério da Educação no ano passado, apenas 2% dos jovens que saem do Ensino Médio, escolhem ser professores. A falta de um plano de carreira, baixos salários e pouca valorização, são alguns dos motivos elencados para a baixa adesão. Para marcar a data, três jovens professoras falam um pouco sobre seu trabalho, motivações e expectativas de carreira.



UNESCO lança campanha para celebrar Dia Nacional do Professor
ONU; 09/10
https://bit.ly/2IFFyS8

A campanha “Meu Professor Inesquecível” da UNESCO tem caráter exclusivamente cultural e é inspirada na história da professora Ausonia que foi lembrada com orgulho por alguns de seus alunos que hoje são médicos, advogados, engenheiros.

Future-se será debatido no dia do professor na Câmara
Congresso em Foco; 14/10
https://bit.ly/31dlEEz

A Câmara vai receber nesta terça-feira (15), dia do professor, uma Comissão Geral em defesa das Universidade Públicas, Institutos Federais e CNPq. Segundo o líder do Podemos da Bahia, deputado Bacelar, um dos motivos que inspiraram o requerimento de convocação da comissão, é para esclarecer as ameaças do governo ao ensino superior e o contingenciamento orçamentário. A audiência está marcada para começar às 9h30.

Artigo | Dia de Professor, dia de resistência
Fepesp; 15/10
https://bit.ly/2oITvrN

Por Maria Clotilde Lemos Petta: A data comemorativa do Dia do Professor — 15 de outubro —, neste final da segunda década do século XXI, deve ser oportunidade para uma reflexão sobre o papel deste profissional na sociedade glorificada como sendo do “conhecimento”.

Série da Globo presta homenagem ao Dia do Professor
Folha de S. Paulo; 14/10
https://bit.ly/2oIMc3l

Nesta terça-feira (15), a Globo inverte a ordem das séries exibidas após a novela das nove e exibe “Segunda Chamada” mais cedo, antes de “Filhos da Pátria”, em homenagem ao Dia do Professor. O episódio reforçará os depoimentos reais que encerram cada edição, modelo parecido com a série “Carcereiros”, que também abre espaço para profissionais da vida real ao final de cada capítulo. A emissora tem ampliado iniciativas para valorizar a educação.

Jundiaí: Sinpro fala sobre o Dia do Professor
Sinpro Jundiaí; 13/10
https://bit.ly/33yCj72

"Não podemos admitir a desvalorização e o desrespeito vindos de pessoas que não sabem o que é enfrentar uma sala de aula". Confira a mensagem de Sandra Baraldi, presidente do Sindicato dos Professores de Jundiaí, para este 15 de outubro de 2019, Dia dos Professores.



Campinas: Histórias da Docência – Geórgia Garcia
Sinpro Campinas; 15/10
https://bit.ly/2IU7gL0

No Dia do Professor, quem conta sua história é Geórgia Garcia. Professora da Educação Básica há 35 anos, a docente tem em si o amor pelo magistério aliado à luta por condições dignas de trabalho para a categoria. "Eu não vou um dia para a sala de aula sem que eu tenha estudado, eu não vou um dia para o meu trabalho sem que eu pense em cada criança, naquilo que eu posso fazer por cada um deles", afirma Geórgia.

Hoje, 15 de outubro: especial ‘Dia do Professor’, EaD na formação docente, norma coletiva fica para dezembro no STF, e mais.

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR


Cresce a participação da educação a distância entre
o total de bolsas do Prouni para futuros professores

G1; 15/10
https://glo.bo/2MkBBop

Os futuros professores do Brasil estão recorrendo cada vez mais a bolsas de estudo para a formação a distância para conseguirem se tornar docentes. Em oito anos, cresceu 53% o total de bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) para calouros de cursos voltados à docência, como pedagogia e outras licenciaturas. O índice é puxado principalmente pela educação a distância (EAD), opção de 67% dos calouros destas áreas, em 2018. No entanto, a maior parte destes alunos (58,5%) está em cursos com baixo índice de avaliação.


Universidade ‘tem de se reinventar’, diz educador
Estadão; 14/10
https://bit.ly/31gNjUZ

Nos anos 80 a palavra-chave era produtividade, nos 90 globalização, em 2000 já era a gestão de pessoas. O desafio de hoje “é o design organizacional”, declara Daniel Castanho, dono da empresa de educação Anima. A escola “tem de parar de ser um delivery de conteúdo” e ajudar o aluno a crescer numa direção escolhida por ele próprio. Exemplo prático: “A universidade tem de se reinventar através de nanocursos”. O resultado desta maneira de trabalhar é estar, hoje, na lista dos Great Places to Work e “entre as melhores empresas do País para mulheres trabalharem”.

 


EDUCAÇÃO BÁSICA

Maioria dos brasileiros afirma que escola inclusiva melhora educação
Folha de S. Paulo; 15/10
https://bit.ly/2MidvKQ

Uma década após o país ter decretado oficialmente adesão à convenção mundial da ONU pelos direitos das pessoas com deficiência —que, entre outros pontos, preconiza a educação inclusiva, em que toda criança estuda em um mesmo ambiente, sem segregação— o brasileiro indica apoiar o modelo. Pesquisa nacional do Datafolha encomendada por um dos mais importantes organismos do Brasil na defesa dos direitos e do bem viver da criança, o Instituto Alana, feita com 2.074 pessoas em 130 municípios, indicou que 86% dos entrevistados avaliam que “as escolas ficam melhores quando incluem alunos com deficiência”.


Governo não leva educação a sério
Época; 15/10
https://glo.bo/32iEprE

Entrevista, Renato Janine Ribeiro: “O sistema educacional está seriamente ameaçado. E o pior: o governo não está levando isso a sério. Enquanto tudo isso acontece, o ministro brinca de meme”, contou Janine Ribeiro em entrevista à coluna, ontem, véspera do Dia do Professor. Ele, professor da USP e da Unifesp, não vê na gestão Bolsonaro nenhuma proposta razoável para a Educação.

 

MUNDO SINDICAL

STF: Validade de norma coletiva é pautada para dezembro
Valor Econômico; 15/10
http://bit.ly/2qe5LAV

Os milhares de processos trabalhistas suspensos no país na semana passada, por tratarem da validade de norma coletiva que limite ou restrinja direito trabalhista não assegurado na Constituição, podem ser liberados para julgamento em dezembro. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve voltar a discutir o tema “negociado sobre o legislado” no dia 4.


Centrais Sindicais se reúnem com Gaet para discutir pauta trabalhista
Agência Sindical; 14/10
https://bit.ly/32jhSe9  

As Centrais Sindicais foram convidadas a participar de reunião quinta (17) com o Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), instituído pelo governo. O encontro acontece na sede da UGT, Centro de São Paulo, a partir das 14 horas. Formado por ministros e magistrados, o Gaet foi criado para discutir novas mudanças na legislação trabalhista e não conta com participação de representantes do movimento sindical. O encontro terá quatro temas: direito trabalhista e segurança jurídica, economia e trabalho, previdência e liberdade sindical.


Senadora Soraya Thronicke pede
arquivamento do projeto do boleto bancário

Diap; 14/10
https://bit.ly/32iynHu

O projeto da senadora exigia autorização voluntária e individual para o recolhimento de contribuições para os sindicatos, seja sob a denominação de contribuição sindical ou quaisquer contribuições facultativas ou mensalidades previstas no estatuto ou em norma coletiva. Estabelecia, também, que somente dos filiados poderiam ser exigidas a contribuição confederativa, a mensalidade sindical e as demais contribuições sindicais. E, por fim, revoga o direito de desconto em folha das contribuições para entidades sindicais. O projeto foi arquivado.



ABC: Colégio Metodista não paga, Sinpro informa possível greve
SinproABC; 14/10
https://bit.ly/2VKXrnP

O SinproABC informa aos pais de alunos que diante da intransigência da direção do Colégio Metodista em não atender as justas reinvindicações dos professores e professoras, somado a postura que evidencia uma total incapacidade de dialogar, decidiram entrar em greve a partir desta quinta-feira, 17/10.


Campinas, Outubro Rosa: Informação
é fundamental para combater câncer de mama

Sinpro Campinas; 14/10
https://bit.ly/2Mi3sFv  

Nessa edição do Sinpro Saúde, o mastologista, Dr. José Carlos Campos Torres, alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O médico também tira as principais dúvidas sobre a doença. Professora, cuide-se! Faça o exame preventivo.

 


E TEM MAIS

Oito filmes sobre imaginar o que seria
do mundo sem escolas e sem professores

CTB; 15/10
https://bit.ly/2qgt11h

Em mais de 100 anos de existência, o cinema tem sido uma janela para a compreensão da vida. Como nesta terça-feira (15) comemora-se o Dia do Professor, o Portal CTB homenageia o as educadoras e educadores, que com o seu trabalho ajudam o país a vencer a ignorância, o preconceito e o ódio.


11 erros do ministro da Educação que você não pode cometer no Enem
UOL; 15/10
https://bit.ly/33Aw9TQ  

As gafes e erros do ministro da Educação, Abraham Weintraub, viralizaram na internet e se tornaram notícia. Os internautas não perdoaram. Piadas, memes e comentários como "o ministro da Educassão" ou dizendo que ele reprovaria no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pipocaram nas redes. Assim como Weintraub, muita gente pode escorregar no português. Nem sempre é fácil escrever da maneira correta e ninguém quer ser "o chato da gramática" nas redes sociais.