Carregando

Aguarde
11/09/2019

Com iniciativa da Federação e do Sindicato, Câmara dos Deputados denuncia e discute demissões no ensino superior. Audiência pública nesta quinta-feira, 12/09. Veja aqui: http://bit.ly/2mbC6qb.


Hoje, 11 de setembro: juíza manda Doria devolver livros sobre gênero, cinco sessões até votação da ‘reforma’ no Senado, “Resistir é preciso” e o pacto pró-democracia, e mais.

 

EDUCAÇÃO BÁSICA


Gasto com educação precisa ter mais eficiência, dizem especialistas
Estadão; 11/09
http://bit.ly/2lOzzSo

Especialistas em educação afirmam que o desafio do Brasil não é só ampliar os investimentos no setor, mas também melhorar a eficiência do gasto. Mais difícil do que aumentar o número de matrículas, segundo eles, é garantir qualidade de ensino às crianças e adolescentes do País. Foi divulgado nesta terça-feira, 10, o relatório Education at a Glance 2019, feito pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reúne os países mais ricos do mundo e alguns convidados. O Brasil investiu 4,2% do seu PIB em educação fundamental e média em 2016, acima da média da OCDE, que é 3,2%.


Entidades criticam nova proposta de ensino integral
JCNET; 10/09
http://bit.ly/2kGzGzf

A Secretaria de Estado de Educação anunciou em agosto a expansão do Programa de Ensino Integral (PEI) a partir do ano que vem. A medida amplia para nove horas o tempo de estudos de alunos do Ensino Médio de instituições públicas que demostrarem interesse. No entanto, a implantação é criticada por entidades como a Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e o Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo).


Juíza manda Doria devolver apostilas
recolhidas por 'apologia a ideologia de gênero'

Estadão; 10/09
http://bit.ly/2lQbmuU

A Justiça do Estado de São Paulo concedeu liminar anulando o ato do governador João Doria (PSDB) que recolheu apostilas da rede pública estadual. Segundo a decisão, o  governo tem 48 horas para devolver as apostilas. Na ocasião do recolhimento,  o governador considerou que o material didático, destinado aos alunos do 8º ano do ensino fundamental, fazia apologia ao que chama de ideologia de gênero.


A cruzada contra a “ideologia de gênero”
desprotege crianças e adolescentes

Carta Capital; 09/09
http://bit.ly/2lGZNX3

A apostila retirada das salas de aula por Doria, deixando milhares de alunos sem material escolar, explica os conceitos de sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual por meio de classificações feitas pela ciência que levam em conta as diversidades existentes na realidade. Portanto, independentemente da vontade dos fundamentalistas, essas diversidades sexuais e de gênero existem e e o fato de estarem consideradas cientificamente ajuda a escola no combate ao bullying e à intolerância, integrando a rede de defesa e apoio à criança e adolescente.


Artigo | A diferença que faz um professor
Folha de S. Paulo; 11/09
http://bit.ly/2kbLaup

Por Marcelo Viana: Visitei semana passada a Escola Municipal Alberto José Sampaio (EMAJS), na Pavuna, no Rio de Janeiro, para um momento muito especial: a premiação da Olimpíada de Matemática da escola. Localizada na zona norte carioca e na divisa com a Baixada Fluminense, a Pavuna ocupa a 99ª posição entre os 126 bairros da cidade no Índice de Desenvolvimento Humano. Inconformado, o professor Deivison vem buscando melhorar a participação da EMAJS na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). “Criamos uma olimpíada na escola para incentivar nossos estudantes e mostrar que eles podem, sim, conquistar premiações na OBMEP”, explica. Organizar a competição é um desafio: o trabalho é voluntário, e as premiações são adquiridas com recursos doados pelos próprios professores.

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR


Artigo | Em vez do Future-se, um futuro para o ensino superior
Folha de S. Paulo; 10/09
http://bit.ly/2kuiHjT

Por Renato de Oliveira: As forças econômicas e políticas que estão por trás do projeto Future-se têm nomes e CNPJ. São as empresas privadas de educação, que dominam amplamente a oferta de ensino superior no Brasil. Nos últimos 15 anos, elas foram cevadas com a generosidade de recursos públicos, beneficiadas com iniciativas de governo que aboliram o risco de inadimplência dos seus alunos, garantindo taxas de lucratividade e confiabilidade financeira ao seu negócio que lhes permitiram abrir seus capitais na Bolsa de Valores.


Uniesp: PF vê consequências ‘fatais’ de ‘balcão de negócio
de vagas’ de medicina da Universidade Brasil

Estadão; 09/09
http://bit.ly/2kHgcdZ

Para deflagrar a Operação Vagatomia na última terça, 3, a Polícia Federal de Jales, no interior de São Paulo, submeteu à Justiça Federal um relatório de 599 páginas apontando o suposto envolvimento de mais de trinta investigados na venda de vagas do curso de medicina da Universidade Brasil, sediada no município de Fernandópolis. Ao solicitar judicialmente ordens de prisão e de busca e apreensão, a PF indicou que haveria um ‘balcão de negócio de vagas ocorrendo sem nenhum tipo de receio’.


Uniesp: Alunos acusam Fanorpi de participar de fraudes no FIES
Tribuna do Vale; 09/09
http://bit.ly/2lL9UKB

O escândalo envolvendo concessões do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) também pode ter feito vítimas em Santo Antônio da Platina, onde ex-alunos da Fanorpi, instituição ligada ao grupo Uniesp, centro do escândalo, dizem ter ficado no prejuízo após ingressarem em um programa institucional em que estudantes teriam o financiamento pago pela própria faculdade. Segundo os relatos de vários ex-alunos, a faculdade oferecida um programa chamado “Uniesp Paga”, onde os acadêmicos aderiam ao FIES e teriam o financiamento integralmente quitado pela instituição se cumprissem todas as cláusulas de um contrato estabelecido entre as partes.

 

MUNDO SINDICAL


Senado abre prazo de cinco sessões
para votação da ‘reforma’ da Previdência

UOL; 11/09
http://bit.ly/2lKV2vA  

O prazo de cinco sessões, previsto pelo regimento do Senado para votação da reforma da Previdência, começou a ser contado ontem. Nesta terça-feira, o plenário da Casa recebeu uma sessão temática para discutir a matéria, da qual participou o relator da reforma, Tasso Jereissati (PSDB-CE). O senador presidiu parte da sessão e ouviu a ponderação de alguns dos convidados.



Campinas: Diretor do Sinpro leva estudantes
para visitar acampamento ‘Marielle Vive’

Sinpro Campinas; 09/09
http://bit.ly/2lH1ELv

Na última quinta-feira, dia 05, estudantes do segundo e terceiro ano da E.E Residencial São José conheceram o funcionamento do acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Marielle Vive!, em Valinhos. A visita foi acompanhada pelo diretor do Sinpro e professor, Paulo José Nobre, e pelo também professor, Diorgenes Araujo. As famílias que vivem no Acampamento Marielle Vive! lutam pelo seu direito à terra, através da realização da Reforma Agrária em áreas improdutivas, como a Fazenda Eldorado Empreendimentos Imobiliários. Segundo os sem-terra, as áreas que não cumprem sua função social devem ser destinadas para a reforma agrária.

 

E TEM MAIS

"Resistir é Preciso": evento promove pacto
de mútua colaboração pró-democracia

Jornal da PUC-SP; 06/08
http://bit.ly/2kf1NWc

No dia 11/9, às 19h, no Tuca (Rua Monte Alegre, 1024) acontece o evento "Resistir é Preciso - União em defesa da vida, meio ambiente e direitos humanos". Trata-se de um ato aberto ao público que visa a união de forças, movimentos e coletivos da sociedade em defesa da vida, meio ambiente e direitos sociais. O objetivo é que o ato seja um ponto de virada construtivo e que seja capaz de criar um ciclo virtuoso de ações e sinergias efetivas para a transformação de nossa sociedade em curto e médio prazos.


É preciso levar a sério jovem que fala em suicídio, diz psicóloga
Folha de S. Paulo; 24/06
http://bit.ly/2Ldxni6

O suicídio é a quarta principal causa de morte entre adolescentes e jovens no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De 2011 a 2016, foram quase 4.900 mortes de jovens de 10 a 19 anos. O número está crescendo: de 2005 a 2010, foram cerca de 4.300 casos. “É um sofrimento que não é aceito pela própria pessoa nem pelos outros. Tanto que a maioria fala: ‘para com essa frescura’, ‘ele só quer chamar a atenção'”, diz a psicóloga e especialista em suicídio Karina Fukumitsu.

 

Federação dos Professores

do Estado de São Paulo